quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sorrir...


Assistindo a um programa de TV, Fé na Vida, ouvi Miguel Falabella contando sobre a capacidade de sorrir nos momentos mais tristes.
Lembrei que o sorriso, (e até as gargalhadas às vezes) sempre estiveram presentes nas horas mais duras. Lembro-me de ter sorrido quando as duas pessoas que mais amo foram sepultadas.
Mais ainda, até hoje ao lembrar de meus pais, juntos ou isoladamente, sempre vem uma passagem engraçada protagonizada por eles.
Por maior que seja a dor, a ausência, a solidão... sou grata por ter vivido momentos tão maravilhosos. E graças a Deus, a saudade é enorme mas o sorriso que elas colocam no meu rosto é maior.
E a morte é certa, sabe lá por qual motivo sempre nos surpreendemos. E a vida é muito mais do que vemos ou podemos compreender. Como “ se aprende na dor, o que não se aprende no amor”, que seja possível aprender que dentro de cada momento triste, há algo de sublime.
Como diz a música do Frejat, “rir de tudo é desespero”. Mas deixar de SORRIR é a morte em vida.



quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Gigante acordou...

     Nem tenho palavras para descrever o quanto a mobilização popular me surpreende e alegra. Queria muito ver o tamanho do sorriso do Simoninha, autor da canção que virou hino dos manifestantes. Thiaguinho, coitado, achando que emplacaria a "musica tema da Seleção",hmmmmmm - deixa pra próxima.     
     O que começou como insatisfação pelo aumento de passagens e piora dos serviços, acabou abrindo os olhos dos brasileiros para o mau uso da verba pública. Para cada holofote de estádio de futebol, um medico deixa de receber sua diária. Pra cada obra inaugurada parcialmente, hospitais deixam de ser reformados e os que funcionam, estão sem as condições mínimas.                     
     Para cada engarrafamento causado pela quebradeira simultânea , superfaturada e sem planejamento na cidade , o cidadão lembra do helicóptero usado por autoridades, pois elas JAMAIS estariam naquela situação...                  
   Desta vez o povo foi pra rua, como a musica pede, mas não foi pra torcer. Tampouco pra decorar a rua, fazer churrasco e beber cerveja, gastando o que não tem por um "orgulho de ser brasileiro" antes limitado ao futebol.          
     O orgulho é ver que política é assunto pra todos e pra todo lugar, não tem Anitta nem Felix, reality show nem escândalo de "celebridade". O assunto é mobilização. E as razões dessa mobilização, desse esgotamento popular.                                                
     Tomara que essa consciência se mantenha até as urnas. De qualquer forma, o recado foi dado. Somos um povo feliz, alegre, pacífico mas não idiota. Nossa paciência não é poço sem fundo. E desta vez, não é o futebol que nos deixa orgulhosos. SOMOS NóS MESMOS.

domingo, 9 de junho de 2013

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados


Engraçado: nas novelas só vemos traição, relacionamentos fracassados, casais unidos por química sexual apenas, ou dependência econômica – e por aí vai.
Nas músicas, ouvimos a variação entre a “promíscua orgulhosa” e o traidor arrependido, porém orgulhoso da sua condição de “macho predador”.
De repente, eis que chega o mês de junho e brotam comerciais exaltando o amor / romance – e principalmente, a importância de materializar esse amor. Programas de TV vão na mesma onda, sempre mostrando como “o amor é lindo”...
Fora a galera que banca o “eu pego mas não me apego” que tenta mudar o status do Facebook aos 48 do 2o tempo...
Nada contra a data. Claro que viver um romance é maravilhoso. Mas esse fingimento coletivo é a prova que todo mundo ainda se comove com essa artimanha do comércio. E mais, haverá gente sofrendo horrores por não ter recebido presente.
A boa notícia : cai numa 4a feira. Tem novelas, provavelmente futebol também, a maioria do povo vai chegar cansada do trabalho. Pra quem vive romance antes e depois do 12/06, aproveite. Moteis e restaurantes estarão lotados, espero que vocês não percam a noite numa fila.
Já que a rotina semanal é uma correria só, além de estressante – uma pausa romântica não faz mal à ninguém.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS...

sábado, 8 de junho de 2013

Imagine na Copa...

    A cidade está mais caótica do que nunca. São obras incontáveis, acontecendo ao mesmo tempo, em todas as regiões, afetando comércio local e a mobilidade de toda e qualquer criatura.
Concomitantemente, o prefeito resolve reduzir o número de vans em áreas onde as mesmas salvavam os coitados e coitadas que dependiam dos mafiosos donos de empresas de ônibus.
Me nego a acreditar que a verba só foi liberada agora. E nem vou entrar no conceito de superfaturamento. Mas garanto que tem gente dizendo que Paes é maravilhoso, pois pagou show de Naldo pra um grupo seleto. Ok, ele trouxe Stevie Wonder e eu estava lá linda, assistindo. Mas numa noite de 25 de dezembro , quando o movimento na cidade está reduzidíssimo.
Esse caos estabelecido só serve pra ratificar que para os turistas, TUDO. Pra população, nada. Na Copa, segundo as autoridades, tudo estará funcionando. Os estádios, as vias recém inauguradas, o esquema de segurança para OS TURISTAS E CELEBRIDADES. Acho bom todo mundo cuidar da saúde , pra estar longe de qualquer hospital na época da Copa.
Caso contrário, os holofotes estarão virados pro futebol de tal maneira, que não teremos com quem reclamar se não tivermos nossos direitos básicos atendidos...