quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ensinando ...e aprendendo...

          Hoje, depois de passar mal o dia todo, me enchi de remédios e fui trabalhar. Curiosamente, nem sei como, os alunos começaram a falar sobre temas ocultos, mensagens subliminares, lendas urbanas - até que chegaram no único assunto do qual todos seremos o personagem principal um dia...A MORTE.
          E de repente me vi ali, falando sobre um assunto traumático, contando toda a experiência que tive em um ano. O mais incrível é que o saldo foi bem positivo.
   Primeiro, os alunos quase "me entrevistaram", respondi a uma série de perguntas como se fosse uma especialista do tema. Segundo, virou uma mesa redonda e todos eles, incluindo adolescentes, abriram seu coração , totalmente à vontade para falar de suas lembranças. O que faz pensar que  a escola, pra muitos, ainda é o lugar para falar e não só para ouvir.
          Terceiro, a solidariedade , a atenção e o silêncio quando eu acabei abrindo minha história em detalhes. E por último, percebi que apesar da dor que o assunto provoca, o tempo está agindo. A lucidez se faz presente, e Deus deu o consolo para que eu falasse com serenidade. Com saudade, mas com sensatez. Expondo o drama, mas sem desespero.
          Enfim... como eu disse a eles hoje, o tempo nos mostra que somos capazes de fazer coisas e lidar com situações que a gente nem imagina. Como eu sempre digo, tudo na vida é um processo. Não sei se ensinei algo a eles, mas com certeza aprendi.

Um comentário:

  1. Tenho certeza q fez as duas coisas, ensinou e aprendeu. Lembrou-me Paulo Freire: vc e os alunos tornaram-se personagens ativos da própria história e não simplesmente expectadores. Deus sabe o q faz, deu a vc e a eles um momento especial para que a troca de experiências fosse tbm uma forma de analisar um tema tão profundo como a morte. Depois de algum tempo, o sentimento amargo da saudade transforma-se em doces lembranças, e agradecemos a Deus o tempo que nos foi permitido viver perto das pessoas q amamos, mas que não estão mais neste plano.

    Maria da Aparecida

    ResponderExcluir