segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PESSOAS...E pessoas.



PESSOAS ...E pessoas.


Diante de mais uma celebridade com câncer - o ex presidente Lula – a mídia fica em polvorosa. A questão é que, por alguma razão, há uma infinidade de pessoas fazendo piada com a doença de Lula. Ok, ele afirmou que a saúde no Brasil é uma maravilha; a gente até sabe que não é... Mas de cadeira posso afirmar que a parte oncológica de pelo menos dois hospitais públicos são sim, muito boas. Mais que isso, tem comprometimento com os pacientes e com suas famílias.
Mas daí a publicarem uma infinidade de piadas grosseiras, é outra história. A pessoa vai ter que se submeter a um procedimento super agressivo, no hospital – continuará recebendo medicamentos pesados durante CINCO dias, pra ter um intervalo de 21 dias. E certamente os cinco últimos dias desses vinte e um serão de morte.
Que você curta “humor negro”, paciência, todo mundo ri em algum momento. Mas a mobilização de ataques ao Lula enquanto portador dessa doença é algo que me surpreende. A última vez que vi tamanha mobilização popular para comentar algo, deve ter sido o resultado de algum reality show.
Quem já viveu essa situação de alguma forma, sabe o quanto a doença debilita (fisica e emocionalmente) o paciente e quem está em volta. Fiquei realmente chocada com a quantidade de piadas com o tema. Certamente menor que o número de pessoas que se mobilizam para uma doação de sangue, por exemplo.

8 comentários:

  1. Com certeza. Estou vivendo esta situação, minha madrinha está passando por isto. Câncer não é brincadeira, é uma das doenças que mais debilitam física e emocionalmente, tanto a pessoa como os parentes próximos.
    Maria da Aparecida

    ResponderExcluir
  2. O que me choca é a quantidade de pessoas que expõe esse tipo de opinião...fazendo brincadeiras com a doença alheia, querendo impor ao Lula que se trate em um hospital público... Veja bem, as pessoas não dão conta da sua própria vida, mal cuidam de suas crianças, não conseguem fazer a própria vida melhorar...e acham que podem decidir a vida alheia.
    Desde o momento em que se acham "responsáveis" por decidir o futuro de participantes de reality shows, achando que isso vai acrescentar muita coisa a própria vida; mas na maioria dos casos não se mobilizam em questões que realmente fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  3. É fato! Só quem passa é quem sabe o que é isso...

    ResponderExcluir
  4. Perfeita em suas observações. Mais uma vez. Concordo também con Aline, SÓ QUEM PASSA SABE O QUE É.
    Nesse mundo de futilidades e superficialidade que a gente vive, tudo parece ser uma opção de "curtir" e "não curtir", comentar sem refletir, sem se colocar no lugar do outro. As pessoas só se mobilizam para coisas que nada vão acrescentar às suas vidas, como você bem disse e exemplificou.
    Parabéns pela postagem, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Acho que certamente você tem razão quanto ao mau gosto das brincadeiras, mas isso representa a revolta das pessoas quando ele dizia o tempo todo que o SUS era uma maravilha e agora foi para um hospital privado para se tratar. Sabemos que a doença é terrível e não estamos felizes com o sofrimento dele. Mas porque então ele descuidou tanto do SUS? Porque sabia que não se trataria lá, nem ele , nem Dilma nem José de Alencar.Acho é questão de coerência. Ele disse para o Obama para criar o SUS nos Estados Unidos porque era uma maravilha, e te digo que a concepção do SUS é , de fato, maravilhosa. Mas a corrupção e o descaso do governo estão destruindo todo o trabalho já feito. Não estamos criticando nenhum profissional do SUS, porque eles são os mesmos que cuidam de nós na iniciativa privada.São competentes e dedicados.Acho que você pensa assim porque é boa e generosa. Vou mandar para você o artigo do Elio Gaspari sobre esse tema. Desculpe a argumentação contrária. Um abraço. para você.

    ResponderExcluir
  6. Virgínia...é essa a intenção do blog... Nem todo mundo pensa igual, mas acho que as pessoas devem sim pensar no assunto. É isso o que interessa, que as pessoas leiam mais, reflitam mais e , finalmente entendam que somos nós os responsáveis pelo quadro.
    Por que será que Paradas, Carnaval, Micaretas e coisas do tipo reúnem tanta gente, e coisas que realmente interessam ao coletivo não tem tamanha mobilização???? Começa aí, com a indignação, depois a reflexão, e (esperamos que um dia isso aconteça ) a ação. Entendo perfeitamente o que você diz.
    E pode comentar à vontade, concordando ou não. Até porque é das discussões que saem novas ideias.

    ResponderExcluir
  7. De fato a situação da saúde pública é um caos como todos nós sabemos.
    As declarações do Lula com relação ao SUS foram infelizes. Porém o que está em discussão é a saúde de uma pessoa. Essa hora é muito dolorosa, onde depositamos expectativa de vida, fé, dores físicas, lidar com o novo, enfim, muita coisa. Imagine ser satirizado neste momento tão delicado?
    Ainda que o Lula fosse para um hospital público, ele seria certamente tratado como o LULA. Não preciso dizer mais nada, né!
    Independente de ser contra ou a favor do governo dele, esse momento é difícil e muito pessoal para as pessoas ficarem debochando ou tirando sarro.
    É a minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, Cargnin...Quem sabe a dureza que é um câncer é que entende, ainda que tenha problemas com hospitais públicos. Eu,honestamente, tive uma experiência bem "positiva" na medida do possível, pois os médicos foram extremamente atenciosos e empenhados, com ela e comigo.
    Enfim, o que me choca é que na hora de votar, todo mundo acha que churrasco na comunidade é esperteza... Depois não conseguem entender que o churras de gato foi nada diante do que será desviado. Mobilização política nunca, fazer chacota pela internet, sempre. É essa a questão que me incomoda.

    ResponderExcluir