domingo, 28 de outubro de 2012

A viagem Parte III


 
Nono: uma coisa que denunciava que eu não era dali em alguns momentos foi o meu desapego aos eletrônicos. No aeroporto, no restaurante de hotel, eu era a única que utilizava apenas o celular. Dependendo da situação, nem isso. Lembro-me de estar almoçando em um hotel e ser a única a não estar conectada de alguma forma. Os outros estavam com smartphone e laptop... ou smartphone e iPad … Aliás, acho que 92% são usuários de smartphones, é raríssimo ver celulares básicos por lá.




Décimo : Dá gosto de ver o orgulho que os nigerianos tem de sua cultura, seus hábitos, sua história. Mais ainda, eles falam de seu povo ocupando uma bela posição no futuro. E não acreditando em milagres do governo. Eles fazem o dever de casa. Tem consciência política.



Décimo primeiro : achei boa parte da nossa influência africana por lá. Muitas palavras , algumas coisas da culinária estão presentes na Nigéria. Especialmente no que diz respeito a comida e vocabulário . A língua iorubá, presente em muitas canções e na religiosidade afro- brasileira, vem de lá.



Décimo segundo : A hospitalidade nigeriana é bem semelhante a brasileira. Mas não fica apenas no  “oi, como vai...seja bem vinda”. Mas você se sente “incluída”, fazem questão da sua participação nas conversas, e fazem de tudo para que você se sinta confortável. A ponto de eu, definitivamente, esquecer completamente que eu estava longe de casa. Talvez porque de certa forma, eu estava mesmo em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário