quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A viagem...


Pois é... resolvi viajar. Não através da escrita, dessa vez atravessei mares mesmo. Horas e horas voando. E compartilharei aqui minhas impressões sobre o que vi.
Começo com Nigéria. Bem diferente daquela visão de África subnutrida que vemos na TV. Darei maiores detalhes sobre o país e sobre o que vi e ouvi.
Cheguei ao aeroporto de Lagos,e parti para Abuja, um voo de uma hora muitíssimo confortável e pontual. Depois desse voo, ainda tivemos umas 3h de estrada. Várias coisas me chamaram atenção.

 Primeiro, as estradas são MUITO boas. E não é aquele asfalto muquirana de véspera de eleição. Durante um trecho vimos uns buracos, mas nada comparado as crateras que ainda temos em algumas estradas brasileiras.


Segundo, aquela montoeira de gente vendendo coisas no tráfego, tão comum nos dias quentes brasileiros. Vi um "bonito" que segurava uma cestinha para colaborações. E só pedia. Nem um malabares em troca...e detalhe, ele nem tava "esquálido"; pelo contrário.


 
Terceiro: tive a sensação de estar em Acari/ Fazenda Botafogo quando passamos por um vilarejo. Aquela feira que só não vende sogra; mas tem peça pra tudo, ornamentação, comida, gasolina... Um caos, onde todos se entendem. Mais, parece que o trecho próximo a linha férrea de Costa Barros é uma filial. Aquele amontoado de madeiras, gente andando pra la e pra cá, casas que só Deus / Allah sabe como estão de pé. E a conformidade com este tipo de vida, a mesma nos dois lugares. Eles são felizes assim. Sem planos, sem perspectivas.


 Quarto: em uma longa estrada, quilômetros e mais quilômetros sem um posto de gasolina. Ótima oportunidade pra um grupo vender combustível na parte da estrada desprovida de postos, pelo dobro do preço. O que é incrível nisso tudo é que ainda assim, capaz de ser mais barato do que no Brasil. Há uns trechos que parecem o trecho da zona oeste da Av. Brasil, pintam uns bichos querendo atravessar a rua e você tem que ser um motorista daqueles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário