segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SOBRE O ANO QUE SE ENCERRA...


SOBRE O ANO QUE SE ENCERRA...


2011 foi um ano de descobertas. De redefinições.
Descobri que não é fácil ser forte. Mas que, às vezes, não há outra opção. Descobri que chorar ( sozinha ou na frente de alguém) não é necessariamente sinal de fraqueza. “Muitas vezes choramos não porque somos fracos, mais por termos sido fortes por muito tempo”.
Descobri também que “pedir colo” não mancha a biografia de ninguém. E também o quanto é bom ser compreendida, mesmo estando em silêncio.
Redefini prioridades. No começo do ano, minha meta era fazer com que minha mãe redescobrisse o prazer de viver. Quando entendi que “aquela” vida não servia pra ela, a minha meta era tentar fazer com que ela tivesse paz no fim de sua jornada.
Quando ela se foi, a meta passou a ser não fraquejar. Com o “entendimento” de todo o processo, que começou com a partida do meu pai, vi que “fraquejar” era permitido, não podia era enlouquecer. A prioridade então, passou a ser a minha saúde, mental e física. Ainda que com o emocional em frangalhos.
Redefini meu conceito de proximidade, verdade, relações... Especialmente quando percebi que eu era capaz de fazer coisas que eu nunca imaginei. O mais importante: o meu conceito de vida teve que mudar, na marra. O de “força”, então, nem se fala.
Quando redefini posições e passei a ser totalmente responsável por minha mãe, compreendi que amor é querer o bem do outro – ainda que este “bem” seja algo totalmente inverso do que a gente, no fundo deseja. Cheguei a um novo estágio.
A maturidade do “como eu sinto” hoje, com todas as dores e delícias, encontros e despedidas, lágrimas e gargalhadas, tudo isso é parte de um processo... continuo “em processo”, mas chegando em uma nova fase.
2011 foi um ano de fênix. Ressurgi. Reinventei. Ainda que “chamuscada”, tento alçar novos voos.

4 comentários:

  1. Alexandra... Esse texto é emocionante. Para quem acompanha as emoções que você partilha aqui, e certamente para quem lhe conhece .
    Fiquei realmente extasiado depois de ler seu texto. Não lhe darei parabéns pelas emoções, mas pela forma que você as expressou. Não sou de acompanhar blogs, mas o seu... Nossa.
    Não esqueça de avisar sobre a noite de autógrafos... Você esqueceu de mencionar seu crescimento como escritora no texto. Sim, pois pra mim você é uma escritora e tanto...

    ResponderExcluir
  2. A palavra que fez todo o sentido e diferença nesse texto foi a alusão a FÊNIX. Quem de fato sabe da sua trajetória, sabe o quanto você se adaptou, readaptou, foi e continua sendo guerreira.
    Agora como sua "promoter", saiba que eu torço muito para que esse livro aconteça, né!
    Um excelente ano novo pra você!!!

    ResponderExcluir
  3. E é isso que a gente tem sempre que fazer na vida: definir prioridades, dia a dia,porque também aprendi deste jeito. Lembro-me que não queria que minha mãe se fosse, mas um dia eu a olhei naquele quarto de hospital e percebi que aquele brilho intenso de sabedoria de vida tinha se apagado, ela queria ir, então eu disse a ela para ir, foi dolorido, mas consegui. Hoje sei que como eu disse uma vez a uma amiga sobre isto:
    Perda

    Nenhuma palavra pode exprimir a dor de uma perda, mas o valor de uma amizade sincera transcende os limites do corpo e afaga o espírito.
    E desta forma, vamos crescendo, aprendendo a deixar as pessoas ficarem ou partirem para novos voos. Às vezes, ainda me pergunto em que momento eu escolhi tantas responsabilidades, em que momento eu aceitei passar por tudo que passei, e acho que talvez isto tenha acontecido antes do meu nascimento, talvez seja um plano maior, eu sei lá... Mas o importante é tentar seguir, evoluir, crescer, tentando não perder o otimismo e o bom humor. É claro que me dou o direito de ficar triste, por um, dois, três dias no máximo, depois eu digo: Isto não me pertence. E lá vou eu, que venha 2012...
    Maria da Aparecida

    ResponderExcluir
  4. A julgar pelo apoio, já me considero uma best seller...aliás, uma "best reader", se é que o termo existe.
    "Uma escritora e tanto"... Nossa Gustavo, fiquei comovida... Aline e Aparecida, e Gustavo também...se a tal noite de autógrafos virar realidade, estejam certos que os nomes já estarão com muita antecedência na lista...

    ResponderExcluir