terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MULHERES RICAS (2)


MULHERES RICAS (2)

Assisti o programa atentamente e uma personagem ali mostrou uma certa lucidez. A Lydia. Em um determinado momento, ela fala sobre relações e diz que “o problema é que a mulher quer competir; e, em se tratando de relacionamento, o que importa é sedução e conquista – e não competição”.
Um achado. Não sou eu quem vai discordar de todos os direitos adquiridos por nós, mulheres. Só que a mulherada, nessa busca pela igualdade, copiou a pior parte : a valorização da quantidade em detrimento da qualidade.
Uma coisa é fato: homens e mulheres são diferentes, biologicamente falando. Então esse papo de querer ser IGUAL ao homens não rola.
Temos muitas aptidões que antes nos eram negadas,ok. O que não quer dizer que toda mulher não deva sair com vários homens durante a semana, se embebedar como eles, e no fim, ter a mesma sensação de vazio que muitos deles tem ao fim do dia.
O que eu quero dizer é: podemos ser ultra competitivas, incrivelmente competentes. Mas nem por isso temos que querer copiar o que há de pior numa relação a dois – muitas vezes sabendo que estamos nos enganando.
As feministas que me perdoem, mas a história de seduzir e conquistar me parece bem mais interessante do que só contabilizar conquistas … Veja bem,não se trata de  desvalorizar o fato de que hoje podemos escolher quem mais nos agrada em meio a um mundo de opções.
Mas o pior disso tudo,é que muitas mulheres ainda se perguntam porque as coisas não dão certo,depois de gastar tanto talento com essa “auto-afirmação masculina”, tão criticada por nós mulheres antigamente. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GRANA EU TENHO, SÓ ME FALTA-ME O GRAMÚ...



       Assistindo ao programa “Mulheres Ricas”, me veio a mente o bordão de Lady Kate “GRANA EU TENHO, SÓ ME FALTA-ME O GRAMÚ...”. Alguém duvida que existem Ladys Kate na vida real?
       Pois bem, a Val (direne) é a própria.
     Desde a 1a vez que vi Lady Kate , achei uma sacada incrível. O que mais se vê por aí é gente deslumbrada, achando que dinheiro compra tudo. Compra o material, mas há coisas que são “incompráveis”.
     A semelhança de Lady Kate e Valdirene já começa pelo plural (aliás, pela falta dele) tão comum às duas. Sem contar aquela risadinha forçada tipo “nem” - que definitivamente nada tem de glamouroso.
   O que Valdirene tem de mais “anti-glamour” é a mania de achar que dinheiro compra aprovação. E o que é pior, que é o seu gosto que tem que prevalecer. E não é por aí. Grana, além de não comprar glamour, também não compra bom senso.
  Através de Valdirene (a repetição do nome é proposital), vemos também que não se compra cérebro, tampouco a fez entender o que realmente importa. Como disse uma das personagens do programa (Lydia), sabiamente : “LUXO É SENSAÇÃO, NÃO É OSTENTAÇÃO”.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dores e delícias de ser uma balzaquiana..

            Esta semana (quer dizer, nas anteriores também), a questão da maturidade tem sido tema recorrente em conversas entre amigos, bem como esse conceito de "adolescência tardia" - dois processos que a gente acaba vivendo pra sempre.
                  O mais legal de amadurecer  (não que ter 15,18 anos não tenha sido maravilhoso) é saber exatamente quem somos, o que queremos e o melhor: O QUE PODEMOS. Mais que isso , a gente pode MUITA coisa.
                         Temos que honrar nossos vinte e poucos anos mas certas estripulias a gente pode e deve cometer, e AGORA, até mesmo por sabermos até onde podemos ir. Somos mais responsáveis que nunca por nossos atos, porém somos igualmente responsáveis por aquilo que conquistamos e aqueles que cativamos.
                    E isso não é pouco. Não ter que desperdiçar tempo querendo "provar pra todo mundo que não precisa provar nada pra ninguém" é bom demais.
       Devemos ter foco, claro. Mas devemos aproveitar as belezas do caminho. Ainda que fazendo muita "cara de paisagem" quando necessário...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sábia dona Ivone...


Acreditar ...Eu não...

Tava aqui ouvindo meus discos (isso mesmo: você não leu errado)e deparei-me com uma obra-prima de d. Ivone Lara.
Que tem tudo a ver com muita gente e com aquela frase tão dita aqui no facebook: “Quando certas pessoas somem de sua vida, é Deus cumprindo aquela parte do livrai-nos do mal.”
E que tem a ver também com a questão de seguir a trajetória, não ficar dando murro em ponta de faca. Quando a gente toma as rédeas da própria vida e abre os olhos para novas paisagens, o lucro é todo nosso. Até porque muitas vezes a gente desperdiça planos, pensamentos e energia com quem não merece.
A partir do momento em que nos fazemos prioridade(especialmente porque nós mulheres temos esse lado maternal que insiste em se manifestar com marmanjos), a gente acaba “morando nos braços da paz e ignorando o passado que A PALHAÇADA nos traz”.http://www.youtube.com/watch?v=KvuE40S_3KI

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BBB...racismo … (falta de)bom senso... e muito mais.





Ainda nem assisti um dia de BBB, mesmo de férias. Eis que hoje, com meus planos frustrados pela chuva, paro pra ver um desses programas sobre celebridades e afins – e me deparo com o tal “estupro” cometido por um dos BROTHERS. Brother não sei de quem, meu não é. Mas isso não vem ao caso.
Pra mim, o problema é mais cabeludo do que a tal saliência não consentida pela criatura desacordada. Começa no fato de que o diretor do programa deixa claro, a cada edição, que quer cenas de sexo explícito em TV aberta – todo mundo já reparou como as festinhas costumam ter mais e mais bebidas a cada edição, é um incentivo descarado para que todos se embriaguem e protagonizem cenas mega polêmicas. A partir daí, levando em conta que tal programa tem como “atores” pessoas que querem seus minutos de fama a qualquer preço em sua maioria, não existe bom senso.
Pra piorar a situação, o autor da tal violência sexual é um negro. Aí vem uma montoeira de gente falar que é racismo, que se o rapaz fosse loiro de olhos claros não teria tal repercussão. Mas vamos combinar, uma pessoa como Boninho não ia escolher justamente um negro que fosse lutar pela causa pra participar do programa. TOLO foi ele, ao entrar achando que podia entrar num programa como esse sem consequências.
Parece que já foi até expulso do programa. Pior se for preso. Na ânsia da visibilidade, parar na cadeia é demais. Pro Boninho é conveniente engrossar o coro de que o rapaz tá sendo perseguido por racismo. Quando na verdade todo mundo sabe que é ele o “ventríloquo” do BBB. Boninho tem tanta sede de justiça, se preocupa tanto com as minorias que joga ovo em quem está passando na rua a caminho do trabalho.
Infelizmente, todo mundo participa da polêmica mas ninguém se toca que, em nome da audiência, a Vênus Platinada perdeu o limite. E joga justamente com pessoas sem noção de limite, que querem a fama a qualquer preço.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Conformismo ... (ou "Iludindo a si mesmo")


      Assistindo ao Esquenta de hoje (15/01/2012), vi um cantor (??? ) narrando uma história de amor . Ele negro, ela loira de olho azul. Até aí, problema algum. Mas o que me aborreceu foi o fato da letra ser algo tipo..."Do lado do valão, sou pobre, duas ruas depois de não sei o quê... E ainda quer fazer mais um negrim, vai falar com o VIZIM, pra fazer um aluguel BARATIM... "
      A questão é... o problema não é você ser pobre. O problema da letra é o sujeito estar se vangloriando, que os vizinhos vão fazer fila pra olhar a loira de olho azul, que ela vai largar a zona sul, que ela já tem um NEGUIM e quer mais um... O problema é: ISSO TEM FUTURO? Ele acha mesmo que esse "amor de pica" é suficiente? Pior que isso... ele acha mesmo que é bonito isso???? Mais: ele pensa mesmo que com essa filosofia de pobre acomodado ele será aceito pela família dela? 
       O povo preto tem que entender que não é só pela dança ou através do futebol que negro se destaca. Que se quiserem respeito, que se portem para tanto. Que não fiquem apenas nessa história de potência sexual. Que a gente possa se orgulhar de um sem número de negros em destaque por empreendedorismo, por atuação em causas sociais, ou algo do tipo.
        Quando eventualmente a gente não sucumbe ao povo de 1.90m, rotulam a mulher como metida, dizem que a gente nem é isso tudo e que está "se achando". Quem é de se preocupar com estereótipos, é o povo de 17. 
       Enquanto a "homarada" continuar achando que ser objeto sexual é poder - ainda que exista sim o "amor de pica' - , sem procurar um real valor no mundo competitivo; e que por causa desse "talento" são os reis do mundo; negros continuarão a ocupar o topo nas estatísticas de desemprego, menores salários, mortes por causas violentas, nas cadeias, enfim...
        Vergonha alheia, eu senti.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dicas para 2012 - parte I


ESSE NÃO É UM TEXTO TIPO "MUDE RADICALMENTE SUA VIDA"...Mas tem sim, umas dicas preciosas, uma ou outra a gente pode sim aproveitar... É longo, mas vale a pena.

Sua felicidade em 2012!
30 Coisas que você deve parar de fazer consigo mesmo(a)
Pare de gastar tempo com as pessoas erradas. A vida é muito curta para gastar o tempo com pessoas que sugam a sua felicidade. Nunca, jamais insista com alguém que continuamente tem outro ponto de vista sobre o seu valor. E lembre-se, não é o povo que fica ao seu lado quando você está no seu melhor, mas os que estão ao seu lado quando você está no seu pior, que são seus verdadeiros amigos.Pare de correr de seus problemas. Enfrente-os de frente. Não, não vai ser fácil. Não há pessoa no mundo capaz de lidar com perfeição com as pancadas. Não devemos ser capazes de resolver os problemas instantaneamente. Não é assim que somos feitos. Na verdade, somos feitos para ficar chateados, tristes, magoados, para tropeçar e cair. Porque esse é o propósito da vida - enfrentar problemas, aprender, se adaptar, e resolvê-los ao longo do tempo. Isto é o que em última análise, nos moldes em que a pessoa que nos tornamos.Pare de mentir para si mesmo. - Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não pode mentir para si mesmo. Melhorar nossas vidas só quando temos chances, e na primeira oportunidade e mais difícil que podemos tomar é ser honesto com nós mesmos.Pare de colocar suas próprias necessidades em segundo plano.  A coisa mais dolorosa é perder-se no processo de amar alguém demais, e esquecendo que você é especial também. Sim, ajudar os outros, mas se ajudar também. Se alguma vez houve um momento para seguir sua paixão e fazer algo que interessa a você, esse momento é agora.
Pare de tentar ser alguém que não é. Um dos maiores desafios na vida é ser você mesmo em um mundo que está tentando fazer você como todo mundo. Alguém vai ser sempre mais bonito, alguém vai ser sempre mais esperto, alguém sempre vai ser mais jovem, mas nunca será você. Não altere o que você para que as pessoas o aceitem. Seja você mesmo e as pessoas certas vão adorar o verdadeiro você.Pare de tentar se agarrar ao passado.  Você não pode iniciar o próximo capítulo da sua vida se você mantém a releitura de seu passado.Pare de ser com medo de cometer um erro.  Fazer algo e começá-lo errado é pelo menos dez vezes mais produtivo do que não fazer nada. Todo sucesso tem uma trilha de falhas por trás dele, e cada fracasso é líder para o sucesso. Você acaba lamentando as coisas que você não fez muito mais do que as coisas que você fez.

Dicas para 2012 - parte II


Pare de se repreender por erros antigos.  Podemos amar a pessoa errada e chorar sobre as coisas erradas, mas não importa como as coisas dão errado, uma coisa é certa, os erros nos ajudar a encontrar a pessoa e as coisas que estão bem para nós. Todos nós cometemos erros, temos lutas, e até mesmo se arrepende das coisas no nosso passado. Mas você não é seus erros, você não é suas lutas, e você está aqui agora com o poder de moldar o seu dia e seu futuro. Cada coisa que já aconteceu em sua vida é para prepará-lo para um momento que ainda está por vir.Pare de tentar comprar a felicidade.  Muitas das coisas que desejamos são caras. Mas a verdade é que as coisas que realmente nos satisfazem são totalmente grátis - o riso, amor e trabalhar em nossas paixões.Pare de olhar exclusivamente para a felicidade dos outros Se você não está feliz com quem você é por dentro, você não será feliz em um relacionamento de longo prazo com mais ninguém .Você tem que criar estabilidade em sua própria vida antes que você possa compartilhá-la com outra pessoa.Pare de ser ocioso.  Não pense muito ou você vai criar um problema que nem estava lá, em primeiro lugar. Avalie situações, tome decisões. Você não pode mudar o que você se recusa a enfrentar. Progredir envolve riscos.  Você não pode tir a segunda base com o pé na primeira.

Pare de pensar que você não está pronto.  Ninguém nunca se sente 100% pronto quando a oportunidade surge. Porque as oportunidades na vida nos forçam a crescer além de nossas zonas de conforto, o que significa que não vai se sentir totalmente confortável no início.

Pare de se envolver em relacionamentos para as razões erradas.  As relações devem ser escolhidos com cuidado. É melhor estar sozinho do que estar em má companhia. Não há necessidade de pressa. Se algo é para ser, isso vai acontecer - no momento certo, com a pessoa certa, e para a melhor razão. Apaixone-se quando estiver pronto, não quando você está sozinho.Pare de rejeitar novos relacionamentos apenas porque os antigos não funcionaram. - Na vida você vai perceber que há um propósito para todos que encontrar. Alguns vão testá-lo, alguns vão usá-lo e alguns vão ensinar-lhe. Mas o mais importante, alguns vão trazer o melhor em você.Pare de tentar competir contra todos os outros. - Não se preocupe com o que os outros fazem melhor do que você. Concentre-se em bater seus próprios recordes a cada dia. O sucesso é uma batalha entre você e você mesmo apenas.Pare de ter inveja de outros. - O ciúme é a arte de contar as bênçãos de outra pessoa ao invés das suas. Pergunte-se: "O que é algo que eu tenho que todo mundo quer?"Parar de reclamar e sentir pena de si mesmo. - Armadilhas acontecem por uma razão - para mudar o seu caminho em uma direção que se quer dizer para você. Você não pode ver ou compreender tudo o que o momento em que acontece, e isso pode ser difícil. Mas pode refletir sobre essas mudanças que lhe tiraram da zona de conforto . Muitas vezes você vai ver que, eventualmente, eles o levaram para um lugar melhor, pessoa, estado de espírito, ou situação.Então sorria! Que todos saibam que hoje você está muito mais forte do que você estava ontem, e você será.Pare de guardar rancor. - Não viva sua vida com ódio em seu coração. Você vai acabar prejudicando a si mesmo mais do que as pessoas que você odeia. O perdão não está dizendo: "O que você fez para mim está bem." Ele está dizendo: "Eu não vou deixar que você fez para me estragar a minha felicidade para sempre." O perdão é a resposta ... deixar ir, encontrar a paz, libertar você mesmo! E lembre-se, o perdão não é só para outras pessoas, é para você também. Se você deve, perdoe-se, siga em frente e tente fazer melhor da próxima vez.Pare de deixar que os outros lhe coloquem abaixo a seu nível. - Recuse-se a diminuir o seu padrão para acomodar aqueles que se recusam a aumentarem a deles.

Pare de perder tempo a explicar-se aos outros. - Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar de qualquer maneira. Basta fazer o que você sabe em seu coração está certo.
Parar de fazer as mesmas coisas repetidamente sem fazer uma pausa. - O tempo para tomar uma respiração profunda é quando você não tem tempo para isso. Se você continuar fazendo o que você está fazendo, você vai continuar obtendo o que você está recebendo. Às vezes você precisa distanciar-se de ver as coisas claramente.
Parar com vista para a beleza de pequenos momentos. - Aprecie as pequenas coisas, porque um dia você pode olhar para trás e descobrir que eram grandes coisas. A melhor parte de sua vida serão os pequenos, momentos que você passa sorrindo com alguém que importa para você.


Pare de tentar fazer as coisas perfeitas. - O mundo real não recompensa os perfeccionistas, recompensa as pessoas que fazem as coisas. 

Dicas para 2012 - parte III


Parar de seguir o caminho de menor resistência. - A vida não é fácil, especialmente quando você está pensando em conseguir algo de valor. Não tome o caminho mais fácil. Faça algo extraordinário.
Pare de fingir que tá tudo bem se não éstá.Está tudo bem desmoronar por pouco tempo.Nem sempre você tem que fingir ser forte, e não há necessidade de constantemente provar que tudo está indo bem. Você não deve se preocupar com o que outras pessoas estão pensando ou - chorar se você precisa - é saudável para derramar suas lágrimas. Quanto mais cedo você fizer isso, quanto mais cedo você será capaz de sorrir novamente.
Pare de culpar os outros por seus problemas.
 - A medida em que você pode realizar seus sonhos depende da medida em que você assumir a responsabilidade por sua vida. Quando você culpar os outros pelo que você está passando, você nega responsabilidade - você dá poder para os outros,de parte de sua vida.
Pare de tentar ser tudo para todos. 
- Fazer isso é impossível, e só tentando queimá-lo para fora. Mas fazer um sorriso pessoa pode mudar o mundo. Talvez não o mundo todo, mas o seu mundo. Estreite seu foco. 

Pare de se preocupar tanto. - Uma forma de saber se algo é realmente importante é se perguntar se o assunto será tão importante dentro de um ano ou três. Se não... então não vale a pena se preocupar.Pare de se concentrar no que você não quer que aconteça.  Concentre-se no que você quer que aconteça. Pensamento positivo está na vanguarda de todas as histórias de grande sucesso. Se você acordar todas as manhãs com o pensamento de que algo maravilhoso vai acontecer em sua vida hoje, e você prestar atenção, muitas vezes você vai achar que você está certo.
 Deixe de ser ingrato. - Não importa quão bom ou ruim seja o dia,seja grato por sua vida. Alguém em algum lugar mais está lutando desesperadamente para viver. Em vez de pensar sobre o que está faltando, tente pensar sobre o que você tem e todo mundo está em falta. 
Bônus: Pare de esperar em seus amigos para viajar. - A vida é curta demais para ficar esperando para amigos ou família para compartilhar em você o desejo de ver o mundo. Há muito tempo se disse que a viagem "amplia a mente". Novas evidências provam que as viagens internacionais não só vão fazer você mais inteligente, mas a mente mais aberta e criativa.