quinta-feira, 10 de junho de 2010

Investimentos em Educação...e a falta deles.

Bem, tinha que dar pitaco também sobre minha área de atuação...e política também, por tabela. Hoje, ouvindo o Boechat detonando o presidente do BC pela elevação da taxa de juros, o ouvi comentar que esse aumento faz com que o governo tenha gastos extra em torno de 15 milhões de reais. Vamos colocar isso na educação...Por acaso estaria eu, ainda, utilizando giz????
Ou ainda, trabalhando numa sala mal iluminada, com cores escuras e impróprias? Por causa dessa taxa de juros, milhares de crianças no país tem que pegar barcos e andar quilômetros até a escola, quando o certo seria ter uma escola próxima de suas casas. Nem vou entrar na quastão da total desvalorização com muita profundidade, mas tenho que salientar que nós não podemos ser profissionais de ponta - como prefeituras e governos estaduais exigem - com esse salário que faz com que livraria seja um programa semestral... Comprar livros, para a maior parte da classe, é um luxo.
Se para nós é, imaginem para os alunos, que por sinal nem possuem essa referência de uma estante cheia de livros em casa...tampouco de uma biblioteca próxima. E aí a viagem mental começa, Malhação está há mais de 10 anos na TV e por qual motivo o Sítio do Picapau saiu da grade da emissora de maior audiência da Tv aberta??? O Sítio fez várias gerações trabalharem algo fundamental na criança - a imaginação. Imaginação e sonho estão na mesma rota. E é através dos sonhos de muitos que grandes passos são dados.
Será por isso que essa geração é tão estagnada, em todos os sentidos???? Acho que sim.

Um comentário:

  1. Aí é que eu entro de sola,tentando responder a este questionamento.A educação não tem mais o caráter educacional simplesmente por que não interessa ao poder público criar a criação de mentes pensantes.Se a escola formasse mentes pensantes, seria muito complicado aceitar a estapafúrdia que vivemos todos os dias.

    Qual a finalidade de comprar livros afinal? Não tem necessidade, ainda mais o preofessor que deveria ser o mediador do conhecimento.Não precisamos buscar mais conhecimento, aquele que o sistema nos impôs já deveria ser suficiente."Por isso não seja 'ambiciosa' em pensar em querer comprar livros novos, repito, eles não são tão importantes assim!"

    O ensino tem que ser mecânico, e nem precisamos nos preocupar em aumentar a produção intelectual dos educandos. Temos que fazer um simples adestramento pra que os educandos comecem a reconhecer quem é que manda e só!

    Cheguei exatamente onde gostaria pra concluir meu pensamento.O Sítio do Picapau Amarelo era um programa que mexia com a imaginação das crianças, e tudo o que mexe com a imaginação, aumenta a produção cerebral e consequentemente intelectual.O sistema não prevê a produção intelectual, por isso é muito mais fácil tirá-lo do ar e enfiar-nos goela abaixo um programa que é "ditadura comportamental dos jovens de hoje", e que não nos traz nenhum tipo de conhecimento produtivo.

    Descupe colega, mas foi quase um outro post!rs...

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